Marketing Digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos – segundo a definição do WIKIPÉDIA .
Já o conteúdo digital é o que você publica em seu site ou em suas redes sociais para se comunicar com seu público-alvo. O conteúdo digital pode incluir texto escrito, vídeo, apresentações, áudio, dados e estatísticas, jogos, gráficos, entre outros.
Um bom conteúdo é o que retém as pessoas em seu site e nas redes sociais, mesmo que elas não interajam. Se as pessoas gostarem do seu conteúdo digital, elas o compartilharão e, ao fazê-lo, estarão defendendo você para as pessoas com as quais estão conectadas online.
Para planejar, produzir e publicar conteúdo de qualidade, é importante ter o auxílio de um especialista em planejamento de conteúdo digital ou marketing digital de conteúdo.
O planejamento de conteúdo digital é um plano de jogo que determina o tipo de conteúdo online que você vai criar e como ele vai beneficiar você. Para isso deve-se definir o objetivo de negócios e quantificá-lo, definir o público-alvo e quais temas eles mais se interessam. Deve-se criar um planejamento, com o tipo e a frequência do conteúdo com o qual você pode se comprometer dentro dos recursos disponíveis.
Além disso, o planejamento de conteúdo vai determinar quem vai fazer o que e quando em relação à criação, edição, publicação, compartilhamento e gerenciamento de seu conteúdo online.
O especialista em planejamento de conteúdo digital é capacitado para fazer esse plano para que a sua empresa publique o conteúdo e alcance o objetivo de negócio.
Mas, o público precisa encontrar esse conteúdo. Se você puder criar um conteúdo que forneça a resposta para as perguntas de pesquisa das pessoas e, em seguida, conseguir que as pessoas certas leiam, escutem ou assistam seu conteúdo online, haverá uma explosão na lista de classificação do Google.
Existem milhares de algoritmos do Google que determinam como seu site é classificado nos resultados de pesquisa. Em geral, quanto mais pessoas clicam em suas páginas e redes sociais e ficam por lá por algum tempo ou assistem seu conteúdo, mais relevante seu website ou redes sociais aparecem para o Google.
Um especialista em Search Engine Optimization (SEO) deixará seu site nas primeiras páginas de resultados do Google. Basicamente através de palavras-chave, o público vai poder encontrar o site da sua empresa. Isso faz com que o site da empresa suba no ranking do Google.
E, ao encontrar o site e gostar do conteúdo, o público pode compartilhá-lo com outras pessoas e aumentar cada vez mais a interação no site e redes sociais.
Nós realizamos planejamento de conteúdo, desenvolvimento de websites, entre outros serviços de marketing digital.