Branding: Muitas pessoas e empresas acreditam que o simples fato de ter uma ferramenta digital vai garantir o aumento das vendas.
E o segredo não está na ferramenta, o segredo está no conteúdo, em como você utiliza a ferramenta para alcançar os seus clientes.
Em outras palavras, a chave de uma comunicação assertiva é o comportamento do seu negócio nas Redes Sociais.
Pare e pense: você tem sido apenas mais um vendedor chato que só fala de produtos, serviços e vendas? Ou, por outro lado, você usa a ferramenta para mandar mensagens motivacionais e nunca para fazer negócios, como aquela tia chata que nos envia “bom dia” pelo grupo da família?
Esses posicionamentos impedem qualquer empresa de vender. O primeiro, porque incomoda demais o consumidor, já o segundo, porque nunca convida o cliente para uma ação mais efetiva.
O ideal é construir uma estratégia que entregue conteúdos interessantes para o cliente, ao mesmo tempo em que o chama para ações promocionais, para conhecer e avaliar um produto ou serviço.
Construa uma relação com o cliente, namore, confie, troque experiências e compartilhe conhecimentos.
Outra coisa muito importante: trabalhe a filosofia, a mensagem que a marca quer construir e transmitir.
A exemplo da Coca Cola que transmite felicidade em qualquer momento do seu dia.
Temos também a Nike que transmite a ideia de saúde, quem usa seus produtos são esportistas e pessoas preocupadas com o seu bem estar. Ela vende saúde e não seus tênis e vestuários apenas.
A Apple vende a tecnologia aplicada para caber no seu bolso. Ela vende status, não celulares.
Isso é puro branding.
Você precisa “vender” o que a marca, produto ou serviço traz de sentimento para seu cliente. É um apelo mais emocional do que comercial.
Existe uma lógica por trás de tudo isso: mostre conhecimento, crie autoridade no assunto, alie-se ao consumidor e ganhe sua confiança. Conquiste-o!
Deixe seu cliente confiar em você, indicar a sua marca ou seu serviço. Uma vez conquistada a confiança ele será seu maior comprador e vendedor.
Sabe como? Por INDICAÇÃO!
Cliente satisfeito e feliz será seu maior Marketing, seja nas Redes Sociais ou no boca a boca.
Existem hoje inúmeras pessoas que se tornam Embaixadores de uma Marca, tamanho é o amor por ela.
No branding pense nisso: não venda, conquiste! E automaticamente: as VENDAS ocorrerão.