Nicho de mercado: como encontrar o seu? E, se já encontrou, tem certeza que está apostando no nicho correto?
Encontrar um nicho de mercado — e descobrir novos nichos ao longo do tempo — é fundamental para construir um negócio de sucesso. No entanto, saber qual mercado atacar pode ser um desafio para muitos empreendedores!
Se você está começando sua empresa agora, encontrar seu nicho deve ser o primeiro passo da sua estratégia go-to-market. Nesse ponto, você precisa ser certeiro nos seus investimentos, e um bom nicho de mercado pode te render os primeiros clientes e ajudar sua empresa a alcançar a saúde financeira rapidamente.
Por outro lado, se você é um empreendedor experiente e já tem um nicho de atuação definido deve estar preparado para revê-lo a qualquer momento. Afinal, o mercado muda regularmente, criando novos nichos para empresas consolidadas expandirem seus produtos. E você não pode deixar de expandir por simples incapacidade de enxergar essas oportunidades, certo?
Um nicho de mercado é uma parcela pouco ou nada atendida de um grande grupo consumidor, uma oportunidade oculta dentro de um ramo de negócios amplo e competitivo.
Um erro comum de publicitários e empreendedores é usar nicho de mercado e segmento de mercado como sinônimos. Se você também confunde esses conceitos, saiba que a diferença entre eles está na especificidade do grupo em questão.
Um segmento de mercado é um grupo de consumidores com interesses e dores semelhantes. É o recorte mais amplo de um mercado consumidor já conhecido, enquanto o nicho de mercado se refere sempre a um grupo diminuto e inexplorado.
Ou seja, o nicho de mercado é uma pequena parcela de um segmento.
Por exemplo, se sua empresa atua na área de saúde, esse é um mercado muito grande, certo? Dentro dele existem vários segmentos como: saúde e bem-estar, saúde infantil, saúde da mulher, saúde do idoso… Todos muito explorados.
Cada um desses segmentos é representado na sua empresa por um perfil de consumidor específico, com necessidades e anseios próprios — uma persona.
Digamos que a persona do segmento de saúde e bem-estar procure por produtos de beleza de última geração e qualidade internacional, um mercado competitivo e que está sempre aquecido.
Mas, dentro desse mesmo segmento, tem crescido o número de pessoas em busca de produtos hipoalergênicos veganos e que não está encontrando esses produtos a um custo acessível.
Esse grupo de potenciais clientes possui dores diferentes da sua persona de saúde e bem-estar e não estão tendo suas dores resolvidas por nenhuma empresa. Portanto, constituem uma nova persona e uma grande oportunidade de expandir seus negócios. E aí está um nicho de mercado!
Um ótimo exemplo de empresa que identificou o surgimento de um nicho de mercado e escalou rapidamente investindo nele é a Uber, que revolucionou o mundo dos transportes ao oferecer transporte particular de qualidade a preços populares via app.
Mas você não precisa descobrir um nicho em ascensão e criar um produto superinovador como a Uber para alcançar o sucesso. Na verdade, o segredo para ter sucesso em qualquer nicho de mercado é conhecer a fundo o seu mercado, como vamos explicar a seguir.
Se você entra no mercado como uma marca generalista, que oferece produtos para um amplo segmento, estará perdendo uma das maiores moedas de propaganda que uma marca pode ter: a especialização.
Como marca generalista de um segmento, a sua comunicação atingirá um grande número de pessoas que é impactada por dezenas de mensagens de empresas como a sua, sem que haja uma proposta de solução realmente assertiva.
Se vendendo como especialista de um nicho de mercado você irá atingir um menor número de pessoas, já que está focando em resolver um problema específico. No entanto, essa comunicação será muito mais certeira, pois você se comunicará diretamente com potenciais clientes que anseiam por uma solução para suas dores.
Outros benefícios de definir um nicho de mercado são:
Em outras palavras, definir um nicho do mercado é importante para garantir que todos os seus recursos investidos, incluindo tempo, dinheiro e mão de obra, se transformem em reconhecimento do público e sejam traduzidos em vendas e receita para a sua empresa.