Marca Pessoal: Empreender é cheio de desafios, e um deles, com certeza, é entender o que precisa ser feito para que o cliente veja valor no serviço ou produto que está sendo ofertado.
As possibilidades de respostas são diversas: Uma ideia 100% inovadora? Um diferencial que ninguém mais tem? Um atendimento impecável? Mas a verdade é simples: Não existe uma receita – e muito menos uma lista de regras a serem seguidas.
Um bom começo é entender a diferença entre preço e valor. O preço é exato, é quanto você escolhe cobrar com base em diversos fatores financeiros, como: custos fixos, concorrência, mercado, entre outros. Já o valor segue a linha das ciências humanas e é subjetivo, abstrato e depende de uma percepção baseada em necessidades, desejos e expectativas.
O mercado está competitivo, milhões de anúncios e ofertas o tempo todo, gerando uma enorme competição por atenção, que faz com que seja necessário buscar estratégias para se destacar.
Uma delas é ter um valor bem construído. É isso que faz com que o seu público-alvo note e escolha fechar um negócio com você, tornando-se assim, um cliente.
O segredo está em fazer isso de forma leve, que faça com que ele sinta uma conexão. Clientes estão dispostos a pagar mais quando sentem que estão adquirindo algo único, quando possuem a consciência de que terão o retorno desejado, pois estão investindo em uma marca com autoridade e confiabilidade.
Outro aspecto a se levar em conta é a naturalidade. Pessoas gostam de pessoas, de ouvir histórias, de se sentirem acolhidas. É necessário ir além da troca comercial e deixar o lado humano falar mais alto.
Isso tudo é conquistado com muito estudo, muita construção, muita clareza, olhando para dentro e “arrumando a casa”.
Não tem como negar que leva tempo, dedicação e é um trabalho duro. Mas nada supera a sensação de adquirir sucesso, construindo uma marca de valor sólido.
Em resumo, o filme da Barbie ilustra como uma marca icônica pode utilizar diversas estratégias de branding para permanecer relevante, construir conexões emocionais com os consumidores e evoluir ao longo do tempo.
Essas lições podem ser aplicadas em diferentes contextos e setores para fortalecer a identidade de marca e alcançar o sucesso no mercado.