Branding é a percepção do outro sobre sua marca, seja ela pessoal ou corporativa.
Essa percepção do outro envolve alguns sinais que vão sendo emitidos ao longo da existência da marca.
É de extrema necessidade, desenvolver todo o universo da marca, deixar sua comunicação clara, construir um posicionamento coerente e um DNA bem definido e estudado.
Portanto, seu branding dependerá da FLUIDEZ desses elementos. Um coerência bem desenhada na emissão de sinais.
Mais do que nunca uma marca memorável e com expectativa de longevidade, é aquela que se entende como um sistema e que tudo ao seu redor comunica. Tudo diferencia, tudo destaca, tudo posiciona e gera frutos, vendas e um serviço único.
Por quê? Porque é baseado no mapeamento do universo de marca e, consequentemente, na combinação única dos elementos que a representam de forma legítima.⠀⠀⠀⠀
Tudo aquilo que a marca diz ou não diz, recomenda, se posiciona, reposta ou se importa transmite uma percepção, uma sensação no outro. O mesmo vale para marca pessoal.
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Veja bem, a ideia não é construir um cenário ideal. Ele não se sustenta porque a percepção se consolida com CONSISTÊNCIA E CONSTÂNCIA.
Cenários estudados, ou não, não são sustentáveis. São inautênticos. São rasos.
Portanto, nunca será sobre criar um cenário, mas ter claro que as suas escolhas e ações precisam seguir de forma ordenada.
Mostrar o que faz sentido preservar, eliminar os ruídos ou qualquer elemento que trabalhe de forma negativa para o sucesso da marca. Ou melhor, que interaja para o insucesso dela.
O ideal, na minha opinião, é dominar suas intencionalidades e escolher todos os elementos que representam a marca com estratégias. Crie suas assinaturas de marca, dê contornos ao seu universo de branding.
Branding é um exercício constante de mapeamento. De posicionamento. Inclusive, se for o caso, de reposicionamento.
Não podemos jamais esquecer a grande máxima do branding: Tudo comunica.
Então, comunique-se com clareza!