Marca Pessoal: As marcas costumam trabalhar incansavelmente para alavancar as mídias sociais, a fim de aumentar a visibilidade e a receita online.
Elas querem mais cliques, mais curtidas e desejam criar uma experiência de usuário positiva. Mas o que acontece quando uma marca é uma pessoa ao invés de uma empresa?
Quando é só você, você precisa adotar uma abordagem diferente para desenvolver sua marca por meio das mídias sociais. Como mais de 90% dos clientes confiam em informações de pessoas que conhecem ao tomar uma decisão de compra, a construção de conexões pessoais pode ser a maneira mais eficaz de desenvolver confiança e autoridade com seu público.
Aqui estão algumas maneiras de usar as mídias sociais para que isso aconteça.
O Facebook e o LinkedIn oferecem ótimas oportunidades para participar de grupos focados em tópicos ou setores específicos.
Se você puder encontrar grupos que se alinhem à sua área de especialização, poderá compartilhar essa experiência e criar autoridade sobre sua marca pessoal.
Grupos do setor são boas apostas, mas podem já estar superlotados com seus concorrentes.
Ao invés disso, pense fora da caixa e encontre outros grupos nos quais você provavelmente encontrará seu público.
Em todos os seus perfis sociais, você precisa manter uma certa consistência com sua marca.
Quando as pessoas querem aprender mais sobre você, elas podem procurá-lo em vários pontos de encontro sociais.
Apresentar-se de maneira consistente ajuda você a controlar sua percepção de sua marca pessoal. Você pode prejudicar uma reputação impecável se um de seus perfis aparecer com conteúdo ou imagens que não representam bem ou de forma adequada a sua pessoa.
Construir uma marca exige muito esforço e deve ser tratado como um trabalho.
Todos os dias, você deve compartilhar e produzir conteúdo. Ajuste a frequência e os tipos de conteúdo com base na presença do público.
Uma postagem no Twitter uma vez por semana ou uma foto mensal do Instagram não farão muita coisa.
Por esta razão, é melhor se concentrar em duas ou três redes sociais cuidadosamente escolhidas e tentar ser ativo nelas, ao invés de postar esporadicamente em meia dúzia.
Recomendo criar uma estratégia de comunicação para sua marca pessoal que inclua um calendário editorial e um plano de conteúdo diversificado para que você não recorra à publicação dos mesmos tipos de artigos todos os dias.
Certifique-se de incluir imagens, vídeos, artigos e até mesmo perguntas. Eu vejo muito mais envolvimento recíproco quando modifico o tipo de conteúdo que publico diariamente.
Outro benefício é que essa diversidade impede que você compartilhe em excesso seu próprio conteúdo. Mesmo que seu próprio conteúdo seja fantástico, seus seguidores apreciarão quando você pesquisar e compartilhar conteúdo de outras pessoas.
Em se tratando de Marca Pessoal, o único segredo é a consistência nutrida de muita intencionalidade em seus discursos. Não importa em qual rede social esteja.