Marca Pessoal: Habitualmente as pessoas confundem o conceito entre Marca Pessoal e Imagem Pessoal. Já fui bastante questionada a respeito desses termos entre profissionais de variadas áreas de atuação, em roda de amigos, entre clientes e situações de networking.
Seu Personal Branding ou Marca Pessoal é a percepção que alguém tem sobre você, resultado de como o seu “EU” está representado na mente da pessoa. Essa experiência de relacionamento do outro com você e a entrega que você faz (o que esperam de você) determinam seu valor. Portanto, a marca é definida pelos adjetivos descritos sobre você, principalmente na sua ausência.
Uma Marca Pessoal forte precisa ser autêntica, confiável, relevante e consistente. Assim, fazer Gestão de Marca Pessoal envolve o conhecimento de valores (morais e materiais) e tudo o que circula e se relaciona com os mesmos: habilidades, personalidade, talentos, paixões, propósitos e, principalmente, a sua história. Um trabalho profundo de autopercepção somado às estratégias de diferenciação, ao posicionamento e à comunicação.
Por sua vez, sua aparência e imagem pessoal são aspectos bastante importantes nesse processo e constituem somente uma parte do mesmo. Elas se somam à sua voz, aos seus gestos, à sua gentileza, sua habilidade de falar em público, sua apresentação pessoal, sua presença digital e a outros aspectos para constituir sua visibilidade. Tudo isso, sem o trabalho prévio de autopercepção e planejamento, pode acarretar em uma marca pessoal inconsistente, sem distinção e com baixo valor.
Pense em Michelle Obama. Quais palavras você usa para descrevê-la? Forte? Sábia? Inteligente? Poderosa? Elegante? A percepção que você tem dela está relacionada com a forma elegante e alinhada com que ela se apresenta, com seu comportamento, as ações que executa e as causas que defende. Não sabemos se ela conta ou não com a ajuda de profissionais que a direcionam, mas, certamente, tudo o que você vê só acontece porque Michelle conhece sua identidade nos papéis que tem ou teve (esposa, profissional, primeira dama), sabe claramente sua missão, visão e diferenciais e, principalmente, pensa e repensa seu posicionamento estratégico ao longo da vida.
Assim, sua imagem pessoal e aparência são itens que compõe a percepção que as pessoas têm de você, mas não são tudo no processo de Gestão de Marca Pessoal.
A sua Marca Pessoal pode posicionar você com clareza, completude e valor para as pessoas que te cercam (seu público-alvo).
Um trabalho amplo e profundo que resulta em uma vida bem-sucedida, que leva benefícios a você e às pessoas ao seu redor e agrega novos significados à sua existência.
Mais informações: https://romacul.com.br/